SINPROESEMMA garante conquistas aos educadores de São Bento

SINPROESEMMA, Núcleo Sindical de São Bento e Gestores Municipais
Depois de muita luta, cobranças, intensas negociações, trabalhadores em educação da rede municipal de São Bento, distante cerca de 300 km de São Luís, na Baixada Maranhense, aprovam uma proposta da prefeitura de atendimento a itens importantes da pauta de reivindicações da categoria, como o pagamento de pendências do piso salarial de 2017, décimo terceiro salário, terço de férias e regularização do pagamento dos professores contratados.
Nas últimas negociações, realizadas na semana passada e conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), ficou acordado que a prefeitura fará o pagamento, ainda neste mês de novembro, da diferença de 3,64% referente à complementação da recomposição do piso salarial de 2017, que deveria ter sido paga, integralmente (7,64%), em janeiro deste ano. Em setembro, a prefeitura pagou apenas 4% do reajuste.

Além do compromisso em pagar o restante do percentual do piso, houve também o comprometimento da gestão em pagar o 13º salário no próximo mês de dezembro e conceder o terço (1\3) das férias até março do próximo ano. 
Trabalhadores e trabalhadoras em educação votam 
A prefeitura também propõe regularizar, a partir de dezembro deste ano, o pagamento dos professores que trabalham em regime de contratos e ainda manter a mesa de diálogo aberta para que sejam discutidas as pendências da pauta, entre as quais os retroativos da recomposição do piso salarial, do período de janeiro a setembro deste ano.
“Inicialmente, os gestores mostraram-se inflexíveis, mas com muitos argumentos, com a firmeza do sindicato em defender os direitos dos trabalhadores, a prefeitura fez a proposta que foi aprovada pelos educadores, em assembleia. Foi um grande avanço nas negociações em São Bento, mas a proposta foi aprovada com a ressalva de que o ano letivo de 2017 não será encerrado se a prefeitura não honrar com o compromisso de pagar a complementação do piso de 3,64%”, explicou a secretária de Representação dos Núcleos Municipais, Janice Nery, que acompanhou as negociações em São Bento.

Além de Janice Nery, a assembleia de aprovação dos avanços na pauta foi conduzida pelo coordenador do núcleo do Sinproesemma em São Bento, Sérgio Lopes.

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário